↑ Return to Notícias CTC

Print this Page

Fitoterapia Chinesa

E Jiao: A Milagrosa Gelatina de Burro da MTC!

Ao longo de milénios a Medicina Tradicional Chinesa desenvolveu fórmulas e remédios à base de plantas medicinais que formam a base de uma enorme farmacopeia. Ao longo dos séculos estas fórmulas foram sendo aperfeiçoadas e foram demonstrando a sua eficiência a gerações de chineses, e mais recentemente muitos estudos científicos têm comprovado de modo geral os seus efeitos. Mas muitas pessoas não sabem que não são só as plantas que servem de base às preparações medicinais chinesas, mas também elementos minerais e animais.

Um caso clássico é o célebre E Jiao, um remédio feito à base de pele de burro. Trata-se essencialmente de uma gelatina de origem animal, rica em proteína, que é usada para muitos tipos de patologias e tratamentos na MTC. As suas principais indicações são as seguintes: “Tonifica e alimenta o sangue, e tonifica o Yin, actua sobre os meridianos do Pulmão, Fígado e Rins, e combate a “secura” e as hemorragias”. Ou seja, E Jiao é indicado em muitas situações em que é preciso alimentar a capacidade do corpo se reconstruir (o lado Yin) e em particular em todos os casos de anemia, problemas de sangue, incluindo problemas ginecológicos, etc… Mas também em casos em que o corpo precisa de se “humedecer”, por exemplo, nas sequelas de tratamentos para o cancro, que frequentemente deixam o corpo “seco”.

Esta qualidade do E Jiao alimentar o Yin – o Yin representa a parte mais física, mais sólida do corpo humano, a parte que mantém e reconstrói os tecidos, os ossos, etc… e que produz as várias substâncias de que o organismo precisa – tem sido amplamente demonstrada em inúmeros estudos científicos efectuados em laboratórios, por exemplo em ratos: E Jiao aumenta a capacidade de absorção do cálcio, aumenta a resistência dos músculos, e também a produção de colagéneo, bem como a resistência ao frio ou ao cansaço. Algumas das observações mais espectaculares foram feitas em ratos expostos a radiação que simulava os efeitos de radioterapia (semelhanta aos tratamentos para muitos cancros), em que o consumo de E Jiao aumentou tremendamente o seu sistema imunitário, a rapidez de cicatrização das lesões pela radiação e a recuperação da energia, apetite, etc…

Estas propriedades de tonificação geral do organismo na sua capacidade de resistência e de recuperação estão aliás na base do facto de que o E Jiao se transformou ao longo dos séculos num remédio “popular” e com fama de combater o envelhecimento e promover a longevidade. Na China é utilizado frequentemente em sopas com arroz e frango, ou ovo, ou misturado em pasta de sésamo, como doce ou sobremesa. Também é recomendado quase automaticamente como remédio de prevenção para mulheres grávidas, para crianças e idosos, por exemplo.

Este remédio milenar foi comprovado em muitos estudos científicos realizados nos últimos 30 anos, e continua a ser um dos componentes essenciais em muitos tratamentos. No Centro de Terapias Chinesas, usamo-lo como remédio de primeira linha em muitas doenças e problemas para os quais as soluções avançadas pela Medicina Ocidental tendem a não ser muito eficientes, ou em muitas situações que ajudam no tratamento de efeitos secundários de tratamentos de Medicina Ocidental agressivos, como por exemplo no cancro ou em tratamentos de problemas renais ou do sistema imunitário. E temos tido resultados excelentes!

E JIAO

Indicações: diarreia crónica, púrpura, fobias, obsessões compulsivas, excesso de ansiedade, insónia, vómitos de sangue, metrorragias, sangramento contínuo da mucosa uterina, hemoptises, hematúria, etc.

Promove o desenvolvimento das crianças, aumenta o número de células vemelhas, melhora a hipotensão, melhora o sistema imunitário, melhora a inflamação do rim, aumenta a pressão arterial.

Modo de tomar – Misturar uma colher, uma vez por dia, num copo de água a ferver, 15 minutos após as refeições. Deve ser tomado de estômago vazio 1h antes das refeições ou 3h após.

Fonte: http://www.acupuncturetoday.com/herbcentral/gelatin.php

O pó de pérola tem sido altamente reconhecido na China como benéfico para a saúde

Desde a antiguidade, o pó de pérola tem sido altamente reconhecido na China como benéfico para a saúde. O pó de perola é um ingrediente amplamente usado em sofisticados e caros medicamentos chineses e em preparações nutricionais para a saúde. O pó de pérola faz parte da cultura chinesa, por isso o pó de pérola aparece em todas as gravuras chinesas que retratam rostos e mulheres.

 Recentemente, cientistas analisaram profundamente o pó de pérola e constataram que os ingredientes mais benéficos do pó de pérola são os 14 -18 aminoácidos (incluindo os 8 que não podem ser sintetizados pelo corpo humano), ácido benzóico e mais de doze minerais incluindo germânio, selénio e estrôncio.

A absorção cutânea é de 95 a 99%.

Os tratamentos com pó de pérolas hidratam, suavizam, reafirmam e revestem a pele de maravilhosos efeitos nacarados, dando-lhe um resplendor incomparável. Além desses benefícios o pó tem efeito soft focus, ou seja, as partículas brilhantes preenchem as linhas de expressão e, ao refletir a luz, a impressão é que as rugas desapareceram.

 Pesquisas realizadas na China revelaram que as pérolas têm um efeito benéfico sobre a pele. O pó da pérola previne a pigmentação, diminuindo o desenvolvimento de melanina. Desta forma o pó da pérola mantém a pele clara e suave, deixando-a com um brilho puro e radiante. Filtra os raios do sol – Especialistas chineses afirmam que as pérolas podem corrigir os danos causados à pele pelo sol. A pérola em pó contém proteínas que renovam as células da pele, vitamina do complexo B e polissacarídeos que fortalecem os músculos e o metabolismo.

O pó de pérola também pode ser ingerido como fonte de cálcio e de ingredientes naturais.

 O pó de pérola pode ser tomado via oral (cápsulas) ou aplicado externamente como creme. Se usar as duas formas em simultâneo duplica o seu efeito e os resultados são mais rápidos e eficazes.

Permanent link to this article: http://ctcportugal.com/artigos-2/noticias-ctc/fitoterapia-chinesa-2/

Sem título

Jornal A Voz de Ermesinde: Investigação internacional revela efeitos benéficos da fitoterapia no controlo dos sintomas do HIV

Investigação internacional revela efeitos benéficos da fitoterapia no controlo dos sintomas do HIV   Uma investigação realizada no Instituto de AIDS da Universidade da Califórnia (EUA) comprovou que a Fitoterapia Chinesa apresenta benefícios no alívio dos sintomas do HIV possibilitando, até, o seu retardamento. Os investigadores encontraram um composto químico na raiz da planta Astragalus – …

View page »

Pó de Pérola

O pó de pérola tem sido altamente reconhecido na China como benéfico para a saúde Desde a antiguidade, o pó de pérola tem sido altamente reconhecido na China como benéfico para a saúde. O pó de perola é um ingrediente amplamente usado em sofisticados e caros medicamentos chineses e em preparações nutricionais para a saúde. …

View page »

Sem título

SAPO MULHER: Astragalus

Astragalus Composto químico da raiz desta planta atrasa evolução da SIDA e de outras doenças   A astragalus (Astragalus membranaceus) é uma espécie botânica, composta por cerca de 3.000 plantas, usada na medicina tradicional chinesa há milhares de anos. Os seus efeitos no reforço do sistema imunitário são reconhecidos, como confirma uma investigação internacional do …

View page »