«

»

Mar 13

Print this Post

Cansado e irritável ao mesmo tempo? Deve ser a Primavera!

Cansado e irritável ao mesmo tempo? Deve ser a Primavera!

Nestes inícios de Primavera é muito, muito comum, aparecerem na clínica pacientes com um quadro misto, muito típico da época. Queixam-se de cansaço geral, de não terem nem vontade, nem energia para fazer o que quer que seja, mas ao mesmo tempo sentem-se irritáveis, chateiam-se por tudo e por nada. Trata-se, obviamente de uma combinação de duas coisas: uma subida da energia e da actividade do Fígado, própria da estação, já que a Primavera – o Elemento Madeira – está associada a este órgão; mas ao mesmo tempo, trata-se de um claro sinal de que o paciente não aproveitou o Inverno para armazenar a energia necessária para a Primavera. E a falta de energia faz com que a subida de Yang natural do Fígado fique ainda mais exacerbada – passa a ser também um excesso de Yang por vazio de Energia – e isso torna as irritações bem mais fortes, levando-as mesmo até à cólera (as célebres “figadeiras”!). Nalguns pacientes esta subida do Yang pode manifestar-se de outros modos, claro (alergias, dores de cabeça e enxaquecas, etc…).

No caso do nosso paciente, o Sr. João C., que é advogado aqui em Lisboa, o caso é ainda mais típico. O Sr. João veio à consulta a queixar-se exactamente do quadro que descrevemos acima: fadiga generalizada, quase uma exaustão geral, não só física, talvez mesmo mais a nível mental – queixa-se de que tem montes de coisas para tratar e fazer, mas que não arranja energia e vontade para as começar, e deixa tudo atrasado – e ao mesmo tempo uma enorme irritabilidade. Mas a Dra. Chen tentou ir mais fundo, já que os sintomas até pareciam um pouco exacerbados de mais, e a falta de energia talvez excessiva, e acabou por descobrir que o Sr. João tinha “aproveitado o Inverno para fazer um pouco dieta”, para perder algum peso que tem a mais, e comeu muito menos do que o normal. Isto só veio piorar as coisas, já que no Inverno precisamos de comer (e comer comidas que alimentem e permitam ao organismo armazenar alguma energia).

O tratamento não será muito difícil, já que se trata de baixar a energia do Fígado, e harmonizar o espírito, e no caso do Sr. João, de tonificar também um pouco a energia do Rim (algo que sabemos por anteriores tratamentos e consultas que ele aqui fez). Mas a grande lição a reter aqui é simples: não devemos ir contra a Natureza e devemos seguir os seus ritmos naturais. A altura adequada para fazer dieta, por exemplo, é a Primavera e o Verão, e na verdade a maioria das pessoas sentem isso naturalmente. A altura adequada para descansar, armazenar (“hibernar”!), é o Inverno, e não devemos nessa altura entregar-nos a actividades que nos esgotem ou exijam demais ao organismo.

Por isso já sabe, se sente nesta altura mais cansado e com menos vontade de fazer coisas, e mais irritável do que é costume, o mais certo é não ter descansado adequadamente durante os meses de Inverno, e não ter as reservas de energia que lhe permitiriam aguentar esta subida súbita das energias do Fígado.

13083300_1316967901650260_7641585057209759210_n

Permanent link to this article: http://ctcportugal.com/cansado-e-irritavel-ao-mesmo-tempo-deve-ser-a-primavera/