«

»

Jun 30

Print this Post

Massagem Tui Na Infantil: para o bem do seu bebé

A falta de apetite ou a dificuldade que os bebés têm em dormir representam,frequentemente, verdadeiras preocupações para os pais que querem ver os seus filhos bem e saudáveis

Por norma, estas são situações que acontecem pouco depois do nascimento de um bebé, por volta dos cinco meses, altura em que os mais novos atravessam uma fase desperta para tudo o que os rodeia, e querem estreitar o contacto com as pessoas e com o meio ambiente que os envolve.

A Medicina Tradicional Chinesa vem dar descanso aos pais e conforto às crianças, demonstrando assim a importância do toque para um bebé. A massagem indicada para estes casos dá-se pelo nome de Tui Na Infantil e representa uma técnica oriental tem como principal objetivo desenvolver o potencial intelectual da criança e assegurar que a mesma cresce de forma saudável, sem qualquer tipo de complicações.

A verdadeira essência da massagem
A Tui Na Infantil é uma técnica que pode ser utilizada em crianças até aos 12 anos e a partir do seu nascimento: o Centro de Terapias Chinesas (CTC) já recebeu um bebé com um dia de vida.

A um nível mais pratico, a explicação é complexa: a mão esquerda da criança encerra as oito energias naturais, numa área denominada Neibagua, onde os Oito Trigramas Internos mantêm uma relação com as energias do interior do corpo. E a cada um dos cinco dedos corresponde um elemento diferente, com características e órgãos específicos associados. Massajar o dedo polegar da mão esquerda da criança, por exemplo, tem implicações diretas no pâncreas e no estômago, estimulando a digestão e agindo sobre a falta de apetite. Atendendo a cada caso, a manipulação dos pontos-chave desta massagem é feita de forma a tonificar ou a equilibrar a energia interior.

Através deste método os bebés (e consequentemente os papás) voltarão a ter noites de sono descansadas sem terem que recorrer a métodos bem mais invasivos, como antibióticos, injeções ou acupuntura (apesar de ser igualmente uma técnica chinesa, não é recomendada para os mais pequenos, uma vez que se socorre do uso de agulhas).

As crianças mais suscetíveis, por exemplo, às vulgares constipações, uma vez tratadas com a Tui Na Infantil, tendem a registar um afastamento desse mal durante um largo período de tempo. Esta massagem pode ainda ser a solução para outros problemas, como é o caso das doenças respiratórias, problemas de digestão, obstipação, inquietação, atraso de crescimento, cólicas intestinais, febre, tosse, diarreia, urina noturna ou febre.

As características referidas fazem da massagem Tui Na uma terapêutica segura e especialmente adequada a crianças, uma vez que não recorre a produtos químicos, compostos tóxicos ou processos invasivos, nem tem demonstrado causar qualquer efeito secundário. A rapidez com que combate os sintomas referidos, a estimulação dos seus sistemas sensoriais, o relaxamento e alívio do stress, a promoção da harmonia entre a criança e o exterior são outras das mais-valias deste tratamento, que pode igualmente ser considerado um método preventivo. De uma forma geral, a massagem favorece o desenvolvimento saudável do corpo do bebé, assegurando a manutenção de um sistema imunológico forte e um desenvolvimento intelectual ativo durante o seu período de formação. Apesar de não existir um número ideal de sessões, de acordo com os registos, verificam-se melhorias significativas a partir da segunda sessão.

Tui Na: China vs. Portugal
Na China, a prática e regularidade deste tratamento tem uma prevalência muito superior àquela verificada em Portugal. Por terras asiáticas, a massagem Tui Na para crianças é utilizada nos hospitais de Medicina Chinesa Tradicional, como tratamento de todos os problemas comuns da infância e no equilíbrio geral e prevenção, e em várias escolas maternais chinesas, onde as crianças usam a automassagem no rosto de forma a melhorar a visão. Numa só manhã chegam a ser vistos 90 bebés e crianças. Por cá, o Centro de Terapias Chinesas é um dos únicos centros com mais experiência a lidar com o tratamento de crianças através da utilização da Massagem Tui Na. Os cursos e workshops lecionados periodicamente no Centro possibilitam uma troca de experiências preciosa entre os terapeutas e os pais, uma vez que permite que os progenitores e os seus rebentos protagonizem momentos de cumplicidade e de afeto.

Medicina Tradicional Chinesa
Na cultura chinesa Yin significa Terra, ou princípio da geração, oposto a Yang, que significa Céu, ou princípio gerador. A patologia chinesa assenta nestes dois princípios, ou melhor, na relação entre eles, já que do seu equilíbrio resultaria a saúde. Para a Medicina Tradicional Chinesa, as crianças são o Yang – energia interna ativa, luminosa e quente – e estão em constante crescimento, manifestando uma energia expansiva, forte e positiva. Talvez por isso, os sintomas das crianças se agravem muitas vezes repentinamente e se curem igualmente rápido.

Para melhor compreender a essência da Tui Na infantil, importa conhecer de antemão a filosofia que está na base da Medicina Tradicional Chinesa. Os primeiros filósofos chineses decifravam os fenómenos que os rodeavam através de uma teoria que contemplava oito energias naturais no universo: água, fogo, vento, terra, lago, céu, madeira e trovão. Por norma o povo chinês atribui ainda a cinco elementos (água, fogo, terra, madeira e metal) tipos de energia específicos e comuns a todos os seres humanos, bem como a tudo o que nos rodeia. Nesta medida, uma das teorias básicas da Medicina Tradicional Chinesa defende que todos os órgãos estão interligados através dos meridianos, levando a que, caso exista algum problema em determinado órgão, o mesmo se possa espalhar através das suas conexões e afetar outras partes do organismo. Por isso mesmo, é essencial apostar-se na massagem que vise os meridianos, capaz de equilibrar a parte física e psíquica da pessoa, já que as emoções estão interligadas.

Texto: Wenqian Chen, médica especialista em Medicina Tradicional Chinesa do CTC
Imagens: Centro de Terapias Chinesas (www.ctcportugal.com)

Permanent link to this article: http://ctcportugal.com/massagem-tui-na-infantil-para-o-bem-do-seu-bebe/