Print this Page

Acupuntura

 

O método de tratamento chinês mais conhecido entre nós é a Acupunctura. Por um lado, porque a atenção dos ocidentais é deveras despertada pelas “bizarras” agulhas que se espetam no corpo sem dor. Por outro, a popularidade desta prática é devida a muitos mais factores, entre eles a sua capacidade de solucionar os problemas de saúde. Esta realidade, alheia a quaisquer conotações “transcendentais”, finalmente conquistou o cepticismo ocidental.

Ironias à parte foi apenas há poucas décadas que a ciência empírica descobriu algo que as Terapias Chinesas conhecem desde a noite dos tempos: a existência de determinados canais (meridianos) nos quais circula um fluxo energético, composto por duas forças opostas e complementares (Yin – Yang), responsáveis pelo equilíbrio físico, emocional e mental de cada um.

a teoria para a prática, o trabalho das agulhas (colocadas de forma da reduzir a transmissão de sinais nervosos e, portanto, a não produzir dor), consiste em descongestionar o referido fluxo de energia, em pontos enfraquecidos, induzindo-a a livrar-se de bloqueamentos e a circular de um modo equilibrado.

Uma circulação sanguínea melhorada, maior equilíbrio do sistema nervoso central, activação das defesas imunológicas e atenuação de dores agudas ou crónicas são alguns dos muitos benefícios reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde.

Permanent link to this article: http://ctcportugal.com/metodos-da-medicina-tradicional-chinesa/acupuntura/