«

»

Apr 08

Print this Post

“Não, não lhe consigo só tirar as dores sem melhorar a sua osteoporose e cifose!”

“Não, não lhe consigo só tirar as dores sem melhorar a sua osteoporose e cifose!”

Por vezes tenho conversas com os meus pacientes que me fazem perceber como ainda tenho um longo caminho para ensinar os conceitos da Medicina Chinesa, e explicar as diferenças que tem em relação à Medicina Ocidental. No outro dia, uma das minhas pacientes – que está a tratar as costas, por causa de uma artrite que lhe causa muitas dores e muitos problemas de postura, e que a curvou muitíssimo – disse-me o seguinte: “Dra, eu não quero que me mexa nas costas, não quero que me endireite, só quero que me tire as dores, não quero que faça mais nada”. E eu tive de lhe explicar que isso é impossível! Na Medicina Chinesa, tratamos tudo em conjunto, e para tirar as dores, temos de desbloquear as zonas afectadas, temos de recuperar a circulação de energia e de sangue, temos de tirar as contraturas que naturalmente se instalaram na zona, e tudo isso em conjunto também vai “tratar” o problema. É impossível tirar as dores locais sem que esta paciente comece também a endireitar-se, a melhorar a mobilidade, e a recuperar funcionalmente.

Ao contrário da Medicina Ocidental, que usa métodos muito, muito localizados, e que conseguiria “tapar” a dor sem mexer no resto, na MTC os tratamentos são, por um lado mais suaves, e acabam por ter impacto em vários níveis, e por outro lado, tratam holisticamente sem fazer distinções – a dor vem de bloqueios, de desequilíbrios, mas a resolução da dor vai imediatamente ajudar o organismo a entrar no processo de recuperação, e de auto-cura. É preciso dar ao organismo essa possibilidade, e se é verdade que por vezes os analgésicos da Medicina Ocidental, ao suprimirem a dor, podem também permitir isso (sobretudo em casos simples, pessoas novas, problemas agudos e não crónicos), também é verdade que ao contrário da Acupunctura, um analgésico não faz nada para recuperar a circulação de sangue, por exemplo (essencial para um correcto afluxo de oxigénio e nutrientes que ajude o organismo a curar-se e o fluxo de energia a restabelecer-se), para não falar dos efeitos secundários que por vezes têm. Na Medicina Chinesa, é impossível não “mexer” em tudo ao mesmo tempo. Mesmo quando nos concentramos numa fase inicial sobre os sintomas do paciente (é o que o paciente quer eliminar, claro!), a verdade é que o tratamento “sintomático” na MTC já está a mexer com todo o organismo.

Assim, se pretende tratar-se com a Medicina Chinesa, é melhor não pensar em termos de coisas isoladas, não pense que vai tratar só desta dor, ou daquela sinusite, ou desta falta de energia, vai sim tratar TUDO! Mesmo as coisas mais simples, uma tendinite ou um síndroma do metacárpio, que são relativamente “isolados”, acabam por influenciar todo o organismo. Quantas vezes nos acontece falar com pacientes que vieram tratar uma tendinite no braço ou um ombro “congelado”, e que nos dizem mais tarde que melhoraram doutras coisas que não tinham nada a ver! Por isso, venha experimentar a Medicina Chinesa, e não se esqueça, se vier a uma consulta, fale de tudo, mesmo que venha só para tratar de uma dorzinha muito localizada. Queremos tratá-lo todo e esperamos que melhore em todos os aspectos!

Dra. Chen

Permanent link to this article: http://ctcportugal.com/nao-nao-lhe-consigo-so-tirar-as-dores-sem-melhorar-a-sua-osteoporose-e-cifose/