Print this Page

Fobia

João

Há já vários anos com carta de condução e a viver na zona de Lisboa, nunca tinha atravessado nenhuma ponte. Um trauma do passado impedia-o de avançar. Disposto a mudar, visitou o CTC e, à segunda sessão, já não se sentia incomodado com a imagem do seu automóvel a percorrer o asfalto da estrutura metálica com dezenas de metros de altura. Hoje, fá-lo sem quaisquer hesitações, proporcionando à sua família passeios outrora proibidos.

Isabel B., 28 anos, advogada. Odivelas

Situação Inicial: Há mais que 2 anos sofre de fobia e ataque de pânico, sensação de cabeça vazia, palpitações, suores e desmaio. Os sintomas desaparecem após alguns minutos de repouso e logo de seguida sente-se sempre exausta e pálida. Nos últimos meses estes sintomas surgiam diariamente e várias vezes ao dia, o que a levou mesmo a ter que deixar o seu emprego, tornando-a completamente dependente. Sentia-se insegura, não conseguia estar sozinha, acabou por ficar com uma depressão profunda. Dizia-nos a chorar: “A minha vida parou por completo! Tenho 28 anos, não posso trabalhar e quero ter filhos e não consigo com esta situação.”

Observações: Muito tensa, deprimida, ansiosa e inquieta. Esteve a consulta toda a chorar, muito angustiada. Olheiras muito acentuadas e tez pálida.

Resultados: Após uma sessão todos estes sintomas desapareceram por completo! Passados 18 dias, com 6 sessões feitas não só não voltou a ter nenhum destes sintomas como se tem sentido alegre, segura e mais tranquila, fazendo a sua vida normal, apesar de ainda estar no programa de tratamento.

Voz de paciente: “Tenho-me sentido fantasticamente bem! Já estou a programar no fim do ano ter filhos. Sinto que voltei a viver!”

Permanent link to this article: http://ctcportugal.com/testemunhos/sistema-nervoso/fobia/